FALE CONNOSCO

Ana Antão

JOÃO Antão

ÂNGELA FERREIRA

Ana MACHADO

APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas
Av. de Berlim, 15 - 1800-031 Lisboa | Tel.: +351 218 551 359 | geral@apda.pt

MONTEBELO

HOTEL

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel integra, desde 2015, o quase bicentenário Bairro Operário da prestigiada fábrica de porcelana portuguesa: Vista Alegre.

 

Esta unidade de cinco estrelas oferece duas áreas distintas: o hotel e o Palácio, totalizando atualmente 95 quartos. Em processo de requalificação encontram-se as antigas moradias do Bairro da Vista Alegre que, em breve, vão ser integradas no complexo.

 

O Palácio, um edifício secular cujo início de construção remonta aos finais do século XVII, mantém o traçado original, com tetos e rebocos em gesso e retratos e paisagens nas paredes. Este edifício centenário, que foi objeto de um cuidado restauro e adaptação, conta com dez quartos absolutamente singulares, incluindo quatro suites. Destacam-se a suite da Capela, que dá acesso ao varandim da capela-mor, e a suite do Postigo, que se desenvolve em três níveis, permitindo o contacto visual com o Altar da Capela de Nossa Senhora da Penha de França (monumento nacional). As pinturas murais do Palácio, datadas de 1947 (na Sala Fundador) e de 1964 (no Varandim dos Pintores) estão assinadas por artistas da Vista Alegre e foram restauradas, durante meses, por uma equipa especializada. O Varandim dos Pintores e a Sala do Fundador são os espaços mais emblemáticos. 

 

A ligação entre o Palácio e o edifício contemporâneo faz-se através de uma escada metálica em espiral que associa os dois espaços.

 

Com uma visão privilegiada sobre o Rio Boco, braço da Ria de Aveiro, o novo edifício inclui 72 quartos, dos quais três suites, com todas as comodidades de uma unidade de luxo. A decoração minimalista e requintada, com recurso a mobiliário nacional desenhado, maioritariamente, em exclusivo para o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, é enriquecida com a instalação de peças e de desenhos murais, realizados pelos pintores da Vista Alegre, e valorizada pela abundante iluminação natural.

 

Cada um dos três pisos do hotel celebra uma parte do processo de produção da porcelana da Vista Alegre, desde a modelagem, passando pelas peças em branco e finalmente pelas peças decoradas manualmente.

 

Apologista de que os momentos de descanso são imperativos, o Hotel conta também com infraestruturas específicas e profissionais de SPA para tratamentos personalizados e à medida dos objetivos dos clientes.

 

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2018.